terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ninguém educa ninguém...


Ninguém educa ninguém...

José Lauro Martins

Célebre frase de Paulo Freire:  “Ninguém educa ninguém. Ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”[1].

O que significa?

Freire contesta ao que ele chamou de “educação bancária”, o que chamamos de educação tradicional. Refere-se ao modelo pedagógico cuja ação educativa está centrada no professor e os discentes  estão passivos diante do poder do professor.

O conteúdo emana do professor e os alunos tomam notas, respondem quando são inquiridos ou nas provas. Esse modelo vertical de educação é contestado na primeira parte da citação.

Na segunda parte temos a critica ao individualismo no processo educativo por considerar que a educação é um processo social.

Na terceira parte é resgatado o sentido original da educação familiar, a educação entre as pessoas que partilham de um mesmo contexto. Paulo Freire acrescenta um complemento para a terceira parte que resume o sentido da sua proposta educativa: o processo educativo é uma ação, portanto não se educa atribuindo a passividade ao aluno, mediatizada pelo mundo.

Ou seja, todo o contexto da existência humano participa do processo educativo e não cabe silenciar uns com o poder de outros. Nesse sentido também que entendemos a aprendizagem em rede. O processo de aprendizagem é coletivo, cabe negociação, cabe cooperação e colaboração.

Reproduzido de Penso Educação
20 jan 2012

Paulo Freire

Uma outra frase de Paulo Freire que nos diz muito sobre a comunidade escolar é essa:

"Ninguém nasce feito, ninguém nasce marcado para ser isso ou aquilo. Pelo contrário, nos tornamos isso ou aquilo. Somos programados, mas, para aprender. A nossa inteligência se inventa e se promove no exercício social de nosso corpo consciente. Se constrói. Não é um dado que, em nós, seja um a priori da nossa história individual e social."[2]

Quem é Paulo Freire e no que ele contribuiu para a discussão em torno da Educação?
O que é “educação bancária” e “educação tradicional”?
Qual é a “educação” que não é bancária e nem tradicional e vivemos em nossas escolas?
O que os professores, os funcionários, os alunos, os pais e familiares podem aprender uns com os outros?
O que é comunidade escolar?
Se" ninguém educa ninguém" para Paulo Freire, como é que a gente "aprende"?
Se a gente "aprende", quem é que "ensina"?


[1] FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. 1981. Pág.79.
[2] FREIRE, Paulo.  Política e educação: ensaios. São Paulo: Cortez Editora, 1993. Pág. 104.

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